sábado, 7 de maio de 2011

A Bênção da Maternidade

Uma reflexão sobre a beleza e relevância do papel materno conforme definido pela Escritura

             É angustiante testemunhar o sofrimento de Ana, conforme o registro dos primeiros capítulos do livro de 1 Samuel, no Velho Testamento. O grande sonho da vida daquela mulher era ter a experiência da maternidade. O texto nos diz, contudo, que Deus lhe havia “cerrado a madre” (1Sm 1.6). Aumentava ainda sua tristeza o fato de seu marido, Elcana, ser bígamo, e sua outra esposa, Penina, poder dar filhos a ele. O texto nos relata que em uma das ocasiões em que a família foi até Silo, sacrificar ao Senhor, Ana orou fervorosamente, e Deus lhe respondeu a oração, concedendo-lhe a bênção da maternidade. Samuel foi a resposta de Deus à Ana. A história de Ana nos revela algumas lições sobre a maternidade.
Primeiro, ser mãe é um privilégio que é dado por Deus às mulheres. Nem todas poderão ter filhos. Aquelas que podem tê-los, devem agradecer a Deus por isso, e reconhecer o fato de gerar filhos como uma grande bênção (ver Salmos 127 e 128).
            Em segundo lugar, a maternidade implica em deveres. A Bíblia nos diz que, uma vez que Deus nos deu filhos, devemos reconhecer que a responsabilidade de criá-los à luz dos princípios estabelecidos por Deus em sua Palavra. Os pais são responsáveis pelas vidas dos filhos, em especial no que diz respeito a seus primeiros anos. É certo que, ao crescerem, os filhos tomarão suas próprias decisões, mas cabe aos pais educá-los na “disciplina e admoestação do Senhor” (Ef 6.4). Essa responsabilidade é dos pais, e eles não devem delegá-la, nem a escola, nem à igreja.
            Por fim, em terceiro lugar, a maternidade é uma missão. O grande propósito da vida das mães é fornecer ao mundo homens e mulheres capazes de influenciar o curso da história. Ana cumpriu essa missão: Samuel foi o maior de todos os juízes de Israel, um dos mais marcantes tipos de Cristo no Velho Testamento (juiz, sacerdote e profeta).
Que Deus abençoe cada mãe, a fim de que elas cumpram essa tarefa maravilhosa de moldar o caráter de seus filhos, fornecendo ao mundo homens e mulheres de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário